top of page

Como ser um músico mais produtivo

  • Michel Reis
  • 29 de jul. de 2016
  • 5 min de leitura


Fala galera! Meu nome é Michel Reis e hoje vou compartilhar com você algumas dicas para ser mais produtivo em suas tarefas musicais.


Vou iniciar pelo fator que é a base de tudo que nós fazemos na vida: O OBJETIVO. Você já parou pra pensar qual é o seu objetivo? Aonde você tem desejo de chegar? Pra quê você quer aprender música? A importância de ter seu objetivo definido é justamente olhar somente o alvo e não as dificuldades do meio do caminho. Todos nós começamos com foco, entusiasmo e dedicação, mas quando não há um objetivo, toda a energia inicial é convertida em preguiça desânimo e cessamos a caminhada no primeiro obstáculo.

A falta de tempo, recurso, dinheiro e medo de fracassar, acabam extraindo nossa motivação e a cada dia ficamos menos dedicados às nossas lições, nos levando a procrastinar e até mesmo desistir dos nossos sonhos, por pensarmos que está distante de nosso alcance. Porém, eu vou dar algumas dicas para você se erguer e enfrentar o desânimo de forma precisa e eficaz!



Anote suas lições


Anote todas as suas lições a serem estudadas por sequência, no dia anterior da data de execução. Geralmente eu indico três lições diferentes. Exemplo: solfejo, percepção rítmica e composição de acordes. Vejo muita gente programando uma lista imensa de tarefas para o dia seguinte e quando chega a hora de agir, tem tanta coisa anotada, que o camarada fica cansado só de olhar e acaba fazendo cera. Comece praticando três tarefas diárias e dependendo da sua necessidade vai aumentando a quantidade de tarefas gradativamente. É bem melhor você realizar três tarefas no dia, do que nenhuma! Lembre-se que às vezes menos é mais.



Determine um tempo para cada tarefa


Dividia um determinado tempo para estudar cada lição, mantendo um intervalo entre cinco a dez minutos para descanso. Por exemplo: Eu gosto de dividir minhas lições em partes de 30 (trinta) minutos cada e descansar cinco, porém isso vai da necessidade de cada um. Foque em duas etapas: tempo e resultado. Quanto mais organização e administração do tempo, mais tempo se tem. Encare tempo como se fosse dinheiro. Faça o máximo com o mínimo: máximo de intensidade com o mínimo de esforço, máximo de qualidade com o mínimo de tempo.




Organize seu ambiente de estudo

Verifique se a área de estudo está bem iluminada, se sua postura está correta, pois sabemos que a postura é muito importante para quem toca qualquer instrumento - uma posição irregular por muito tempo pode trazer riscos à saúde. Sabe aquela preguiça de tirar o violão da capa? Pois é! A solução pra isso é suporte fixo de parede, aproveite e compre um suporte para partitura também! Pronto! Agora a sua preguiça pode ser vencida!



Prioridade


Dê prioridade ao que realmente está ligado ao seu objetivo, seja de forma direta ou indireta. Lembre-se que a vida é como um quebra cabeça onde nos interessa somente as peças que formam o caminho para nosso objetivo definido, se a vida lhe der uma peça que não está de acordo com seu objetivo, não tente encaixá-la, é perda de tempo! Muitas pessoas reclamam, ou dão a desculpa que não tem tempo para incluir os estudos em sua rotina, ou até mesmo, uma nova atividade, como um esporte por exemplo. E, sendo sincero, até mesmo eu me pego reproduzindo esta sentença automática, rsrsrsr. Estudos relatam que 60% (sessenta por cento) do seu tempo são utilizados com coisas que não são importantes. Prova disso é você atender a cada notificação do seu celular, começa respondendo uma mensagem importante, depois chega uma piada, depois um vídeo engraçado e pow! Lá se foram duas horas de entretenimento fora de hora, por isso é essencial dar prioridade as tarefas mais importantes.



Faça, primeiramente, as tarefas mais chatas

Devido a boa noite de sono, seu corpo está com bastante energia, relaxado e seus neurônios “frescos”, por isso indico a pior tarefa logo pela manhã, pois se você procrastinar e deixá-la para o final do dia, aí mesmo que não será realizada.



Desligue o celular


Mantenha o celular desligado ou o deixe em modo avião enquanto executa as lições, pois isso tira totalmente o seu foco, sem contar que a atividade que levaria 30 minutos para fazer, você acabará levando o dobro ou até mesmo o triplo de tempo do comum, ou seja, perda de tempo.



Ruídos Internos


Como se livrar dos pensamentos fora de hora? Sabe aquela tarefa ou preocupação que fica zanzando na sua cabeça enquanto está estudando? Pois é! Tenho uma solução para isso! Anote todas as ideias que viajam na sua cabeça na hora dos estudos, por mais idiotas que pareçam, num bloco de notas. Acredite, dá certo! Em casos de ruídos externos o melhor a fazer é se isolar ao máximo da barulheira.



Faça exercícios físicos


Caro leitor, você deve está se perguntando: “pra quê exercício físico?” Pois é meu amigo, tais exercícios têm o poder de mudar nosso dia, com eles você pode aumentar sua capacidade de concentração, memória e aprendizado, melhorar seu humor, ter mais controle de suas emoções e sem falar que faz bem para a saúde.



Tenha uma boa noite de sono


Parece até pegadinha falar de uma boa noite de sono em pleno século XXI, não é mesmo? Com tantos compromissos fica muito difícil cumprir esta missão. Porém temos que trocar os maus hábitos pelos bons. Toda vez que o corpo humano realiza uma tarefa em que não faz parte da sua rotina, ele tende a nos acomodar em nossa área de conforto, nos fazendo ficar naquela dúvida se devemos “levantar cedo para estudar ou dormir mais um pouquinho”. Estudos revelam que o corpo humano leva em média 21 (vinte e uma) repetições diárias consecutivas para que uma nova atividade faça parte de seu hábito. Então quando você estiver em sua zona de conforto e estiver preste a procrastinar, lembre-se desta informação e saiba que, com persistência você pode trocar um mau hábito por um mais benéfico. O difícil não é fazer o certo e sim deixar de fazer o errado.



Tire um dia somente para ouvir música


Ouça bastante as músicas que você deseja aprender. Não apenas ouça, sinta, preste atenção em cada instrumento, o ritmo, as pausas, a melodia, etc. Eu costumo dizer que todas as músicas que aprendo a tocar 80% (oitenta por cento) foi graças ao meu ouvido com isso a minha percepção de onde devo escrever/executar cada nota ou acorde é certeira! Os outros 20% (vinte por cento) ficam com a parte prática (treino de novas posições, velocidade, ritmo, etc).

Então é isso pessoal! Fiz essas pesquisas com bastante carinho a fim de ajudá-los e espero ter alcançado o meu objetivo!

Se você gostou do material, compartilhe com seus amigos músicos que enrolam na hora de estudar srsrsr, ou se você tem alguma dica e queira participar ajudando as pessoas, compartilhe aqui conosco, será um prazer interagir com você!

Um grande abraço e bons estudos!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2016 by Consultoria Musical Itinerante

  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • YouTube Clean
bottom of page